Termo de Cooperação institui o programa Pacto pela Alfabetização em parceria com o Instituto Raiar

11 de março de 2021 17:38

Na manhã de segunda-feira, 8, o prefeito Miki Breier e a secretária de Educação, Rosa Lippert, receberam a diretora executiva do Instituto Raiar, Jaqueline Machado, para a realização da assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Cachoeirinha e a instituição.
O acordo assinado abrange o lançamento do programa Pacto pela Alfabetização, que tem como principal objetivo promover a alfabetização das crianças até o 1º ano escolar. A iniciativa prevê a implantação colaborativa de um sistema de ensino estruturado com evidências científicas para a promoção de aprendizagem dos alunos de Pré II ao 2º ano da rede municipal de ensino, que passarão por um programa de recuperação, a fim de corrigir lacunas do ano anterior.
O Instituto Raiar, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua de forma colaborativa com os municípios, atuará na cidade durante os próximos três anos e prevê investimento filantrópico de R$ 3,6 milhões. Ao todo, a ação alcançará cerca de 4.500 crianças e 220 professores por ano da rede municipal. 
Para o prefeito Miki Breier, investimentos na educação são sempre uma prioridade para o município, sobretudo durante o período de pandemia, que tem afetado muito as crianças da cidade. “Sabemos que, devido à pandemia de coronavírus, o processo de aprendizagem se tornou mais difícil com o ensino remoto, mas não queremos que nossos alunos sejam prejudicados. A parceria com o Raiar vai colocar a alfabetização aqui em Cachoeirinha em outro patamar.”
A secretária de Educação aponta que o Pacto traz ao município a expectativa de avançar na qualidade da educação. “Além de permitir o acesso e a permanência nas escolas, vamos promover o avanço efetivo dos indicadores de aprendizagem, principalmente na alfabetização, que é a base para as crianças.”
Na ocasião, a diretora-executiva do instituto falou sobre as perspectivas de futuro que o Pacto pela Alfabetização propicia. “O Pacto pela Alfabetização é uma oportunidade real de avanço dos alunos em sua trajetória escolar, de mobilidade social das crianças mais pobres e de desenvolvimento da comunidade de Cachoeirinha em longo prazo”, diz. “Melhorar os indicadores de alfabetização não é um desafio trivial, sobretudo em um contexto de pandemia. Como organização da sociedade civil, nos unimos à gestão municipal de Cachoeirinha para alcançar os melhores resultados possíveis para as crianças.”

Texto: Judy Wroblewski/PMC

Edição: Gisele Ortolan/PMC

Foto: Larissa Ribeiro/PMC

ObservatórioSocial do Brasil - Cachoeirinha/RS

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Av. Gen. Flores da Cunha, 1320 - Sala 306
CEP: 94910-002
Telefone: (51) 99249-6396
E-mail: Contato: cachoeirinha@osbrasil.org.br | Presidência: cachoeirinha.presidente@osbrasil.org.br | Departamento Jurídico: cachoeirinha.juridico@osbrasil.org.br