OSB incentiva sociedade para um Brasil Área Livre de Corrupção

13 de dezembro de 2017 13:27

No dia 09 de dezembro (sábado) é “comemorado” o Dia Internacional Contra a Corrupção e a data tem como propósito sensibilizar o cidadão para a prevenção e o combate à corrupção, e o acompanhamento da melhor aplicação dos recursos públicos em sua comunidade.

Para também contribuir, o Observatório Social do Brasil (OSB) está promovendo, por meio de seu Movimento Área Livre de Corrupção, uma campanha de participação da sociedade, mostrando a contribuição de cada cidadão, empresa, organização ou associação na busca por um Brasil livre de corrupção. Vale relatar de pequenas atitudes até grandes ações, que vão desde não furar filas, não colar em provas, devolver objetos que não lhe pertencem, manter sua cidade limpa, não depredar o patrimônio público, não cometer infrações de trânsito até o acompanhar os gastos do município, monitorar o portal da transparência, acompanhar as licitações e as sessões da câmara municipal, entre outros exemplos.

Participe você também! Grave um vídeo individual ou com seus colegas e poste nas suas redes sociais usando a hashtag#AreaLivreDeCorrupcao mostrando e/ou falando sobre sua contribuição. (Exemplo: “Eu não furo filas”) E em seguida use a expressão “Eu sou Área Livre de Corrupção. E você? Qual a sua contribuição?”

Reforce a prevenção à corrupção usando também as hashtags #TodosJuntosContraCorrupcao #EuSouAreaLivreDeCorrupcao#DiaInternacionalContraACorrupcao no seu post. Replicaremos na Fan Page do OSB e do Movimento Área Livre de Corrupçãono Facebook.

Ajude a prevenir a raiz dos principais problemas da sociedade brasileira: a corrupção. Grave o seu exemplo e sensibilize seu círculo social.

Área Livre de Corrupção  

O Movimento Área Livre de Corrupção é uma iniciativa do OSB, dentro do programa de atuação educação para a cidadania. O movimento foi apresentado em setembro de 2012, durante o 2º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais e lançado oficialmente na edição seguinte do evento com o vídeo “O menino e a bola”. A proposta é despertar nas pessoas o espírito de patriotismo e a consciência cidadã, resgatando valores e atitudes que compõem o senso coletivo de moralidade, civismo e cidadania para construção de um Brasil mais justo.

A ideia é sensibilizar os cidadãos, por meio de diversas campanhas, atividades e peças publicitárias, para que reflitam sobre a influência do seu comportamento na vida da sociedade e percebam que, a partir de pequenas atitudes, forma-se o conceito coletivo de boas práticas de conduta, contribuindo para que as relações pessoais, comerciais e de governo sejam construídas sobre as bases da honestidade e da integridade.

O Movimento Área Livre de Corrupção propõe que cada cidadão assuma o papel de protagonista das mudanças que todos querem ver no Brasil, praticando e motivando outras pessoas, posicionando-se como exemplo na família, na escola, na empresa, no serviço público, nos eventos sociais.

Para saber mais sobre o Movimento Área Livre de Corrupção e ter acesso às peças publicitárias e materiais de divulgação acesse a página no Facebook www.facebook.com/AreaLivreDeCorrupcao

Dia Internacional Contra a Corrupção

Comemorado no dia 9 de dezembro, é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que ocorreu na cidade mexicana de Mérida. Nesse dia, em 2003, mais de 110 países assinaram a Convenção, que entrou em vigor, internacionalmente, no dia 14 de dezembro de 2005.

No Brasil, O Congresso Nacional aprovou o texto em maio de 2005 e no dia 31 de janeiro de 2006 a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no país com força de lei.

A Convenção da ONU contra a Corrupção é o mais completo e abrangente instrumento internacional juridicamente vinculante (que obriga cumprimento). Prevê a cooperação para recuperar somas de dinheiro desviadas dos países (rastrear, bloquear e devolver bens) e prevê a criminalização do suborno, lavagem de dinheiro e outros atos criminosos, ligados à corrupção.

ObservatórioSocial do Brasil - Cachoeirinha/RS

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Av. Gen. Flores da Cunha, 1320 - Sala 306
CEP: 94910-002
Telefone: (51) 99249-6396
E-mail: Contato: cachoeirinha@osbrasil.org.br | Presidência: cachoeirinha.presidente@osbrasil.org.br | Departamento Jurídico: cachoeirinha.juridico@osbrasil.org.br